terça-feira, 23 de março de 2010

na zdrowie!


Me perdi feio.
Comecei seguindo o walking tour que meu guia de viagens sugeriu. Primeiro que eu compro na minha vida e pra ser sincera o último. Imagino que pra algumas pessoas deve ser necessário mas pra mim não. Todos os mapas que eu ganhei de graça nos Hostels eram melhores ou pelo menos mais fáceis de visualizar que no guia. Todas as informações que o guia te fornece você encontra na internet só que atualizadas.

Well, o passeio começa no Wawel Castle.
Acho que ele é mais famoso pela estátua do Papa João Paulo II. Pra quem não sabe ele era polonês. É uma estátua bem pequenininha, mas que todo mundo faz questão de tirar fotografia. Pointless. Eu não fotografei.








Não parece exatamente um castelo e sim um conjunto de prédios com uma igreja no meio. Mais vale a pena o passeio Eu nem entrei nos prédios, nem sei o que tem dentro mas gostei bastante




e tem uma vista do alto para o Rio Vístula (ou Wisla), o que já vale
o passeio.














Depois, uma rua super fofa e com a estátua de olhinho. Rua essa, aliás, que na
mesma noite (ou na madrugada seguinte) eu participei da primeira
guerra de neve da minha vida. Tomei um monte de bola de neve na cara mas ok.









Dali, você pega uma rua e cai em outra completamente cheia de turístas. Foi aí que eu decidi improvisar, peguei a paralela.
Almocei num restaurante nessa ruela. Pasta ao funghi e suco de tomate (ressaquinha lembra). Delícia e barato, uns 20 slotz (uns 15 reais).
De lá, cheguei no Old Square (or something like this), é meio que a praça central do centro velho. Andei pelo meio, virei numa rua, em outra, andei mais um pouquinho e fui parar numa avenida, andei na avenida, começou a anoitecer, cheguei num shoping, vi um Pizza Hut, certeza que falam inglês, ufa, falavam mais ou menos, eu já tava cansada e literalmente congelando e eu tava longe do hostel. Peguei um taxi quentinho, cheguei em 3 minutos e paguei pouquinho, nem lembro quanto, só lembro como tava quentinho no taxi.
Cheguei no hostel e tinham umas pessoas novas no meu quarto. Entrei, hi, hello, olhei pro lado e vi uma toalhona do São Paulo. Ah, vocês são brasileiros? Sim! Uma menina que tá fazendo pós em medicina na Alemanha, uma cara na mesma condição e uma menina bem mais nova que tava visitando eles na Europa. Gente finas, fomos nos preparar pra balada.